Instagram Luiz Outen

Instagram

Festival das Cores ou Holi D

Todos os anos na Índia, entre fevereiro e março (um dia depois da lua cheia, no início de março de cada ano), é comemorada a chegada da Primavera, com prece para boas colheitas e pela terra fertil.

A Religião Hindu comemora com uma festa linda, o Festival das Cores ou Holi. Neste dia as pessoas atiram diversos pós coloridos (gulal) e água umas nas outras. Crianças, adultos, idosos, pais, filhos e irmãos, todos interagem entre sim com muita alegria e respeito. Neste dia toda a divisão de castas é esquecido, as mãos são estendidas em consideração a paz.
Além das cores o dia é comemorado com muita comida, bebida e música. No fim do dia todos já estão pintados completamente. Em outros lugares da Índia, como em Bengala Ocidental e Bangladesh, o festival é conhecido como Dolyatra ou Bashonto Utsav, mas a tradição de rituais é a mesma.
Historiadores afirmam que o Holi antecende em muitos séculos o nascimento de Cristo. Muitas lendas explicam o seu aparecimento, em geral elas contam que o temível Rei Hiranyakashyap, muito vaidoso, queria que todos no seu reino o venerassem, mas seu filho Prahlad resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Lord Naarayana (ou Lord Vishnu). O rei então combinou com a sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria numa fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Mas Holika não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa, assim Prahlad foi salvo enquanto a tia morria queimada. Foi Lord Naarayana que reconheceu a bondade e devoção de Prahlad e o salvou das chamas. Assim, o festival celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção de Prahlad.
A tradição da queima Holika ou o “Holika Dahan” vem principalmente a partir desta lenda. Essa tradição consiste até hoje. Na véspera do Holi, fogueiras são acessas para marcar a salvação de Prahlad e da queima de todo o mau. Eles acreditam que essas fogueiras queimarão os maus espíritos e purificarão as más vibrações.

Inspire-se nessa explosão de felicidade!




FONTES:
Texto: India Express e Wikipedia
Vídeos: Good Line, Variable  e Evan Carpente
Fotos: PolocriativoAntonio GibottaKhaula Jamil.

Nenhum comentário:

Visitas no Opikko

Labels

Artes (25) Cinema (6) Curiosidade (21) Dica (25) Facebook (6) Filme (2) Google (1) Humor (8) Instagram (1) Internet (23) Moda (5) motivação (6) msn (1) Musíca (20) Novo (1) PC (2) Programas (1) sites (8) sorriso (9) style (11) Twitter (3) Youtube (12)

Opikko